Como Escolher Sua Prancha de Surf

Se você chegou até aqui é por que está na dúvida de qual prancha escolher para iniciar no mundo do surf, ou para quem já surfa como escolher a sua próxima prancha, com esse tutorial esperamos destacar os principais pontos que devem ser observados na hora de escolher uma prancha de surf.

 

Você já notou que os atletas profissionais levam várias pranchas para os campeonatos? Mas precisa de tanta prancha? Ah, já sei! É porque eles quebram muita prancha...

 

Sim, as pranchas quebram, mas esse não é o principal motivo de ter um “quiver” (conjunto de pranchas que os surfistas possuem) tão grande. Os surfistas precisam estar preparados para qualquer condição de mar. Onda pequena, onda grande, cavada, cheia...etc

Ou seja, existe a prancha mais correta para a condição de mar do momento.

 

Você deve estar pensando, mas eu não sou profissional não preciso de 20 pranchas.

Tem razão, porém um free surfer (surfista que não compete) costuma ter de 2 a 4 pranchas em média para estar preparado para as principais condições do mar.

 

Se você está iniciando não precisa se preocupar com isso agora, o que você deve ter em mente é conseguir uma prancha para você ficar em pé com facilidade.

Vamos listar abaixo os principais pontos para te ajudar na escolha da prancha.

 

Agora se você já surfa pode pular para o item tabela de Peso x Volume no final da página.

Tipos de pranchas

Vamos citar os principais modelos:

 

  • Shortboard ou Pranchinha
  • O modelo mais conhecido e visto nas praias. Tamanhos mais comuns: 5’8” a 6’8”

A prancha é bastante versátil, indicada para quem já está em um nível de surf intermediário. Possibilita o surf em quase todas condições do mar, principalmente nas ondas do Brasil.

Prancha indicada para quem está começando a surfar ou surfa de longboard e quer migrar para uma prancha menor. Com boa flutuação proporciona estabilidade e segurança para ficar de pé na onda.

Tamanhos mais comuns: 7’0” a 8’6”

Onde tudo começou, prancha que possibilita um estilo de surf mais clássico e também é indicada para quem esta começando pois tem um tamanho maior e boa flutuação. É a prancha mais fácil para aprender a ficar de pé, porém, se seu objetivo é surfar de pranchinha essa prancha não vai te servir por muito tempo. Logo você vai querer uma menor.

Tamanhos mais comuns: 9’0” a 10’0”

  • Fishboard

O nome vem do formato da prancha que lembra um peixe. Geralmente são pranchas mais cheias e largas indicadas para ondas menores e cheias. É indicada para todos níveis de surf do iniciante ao avançado, desde que feita nas medidas adequadas para cada surfista.

Tamanhos mais comuns: 5’0” a 6’4”

Dentro dessas categorias principais temos alguns outros modelos como: mini long, mini model, mini tunk, Gun, dentre outras surgindo a cada dia. Mas isso é assunto para outro tutorial.

 

Agora que você já conheceu os principais tipos de pranchas, vamos falar sobre tamanho e volume. Esses são principais fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha da sua prancha.

Principalmente para quem esta começando, pois quanto mais volume tiver e maior for, mais ela irá boiar e te dar segurança e estabilidade na hora de ficar em pé.

 

Tamanho

Para quem esta começando no surf, o recomendado é que a prancha tenha no mínimo 1 pé (30,48 cm) a mais que a altura do surfista. Exemplo: Uma pessoa que mede 1,8 m (6 pés), a prancha deve ter 7 pés.

Ja para quem esta no nível intermediário/ avançado o tamanho da prancha varia bastante. Podende ser igual, menor ou maior que altura do surfista. Vai depender do tipo e tamanho de onda surfada. Esse ajuste o surfista vai pegando com o tempo, não tem uma regra.

 

Volume

O volume é a equação do comprimento, largura e espessura, resultando em quanto a prancha irá flutuar. Antigamente não era utilizado esse parâmetro pois não existia o projeto 3D da prancha.

Hoje antes de ser produzida ela é projetada no computador através de um software 3D, onde é possível saber quanto a prancha terá de volume.

Na tabela abaixo voce deve relacionar o seu peso com o nível de surf, o resultado é o volume que a prancha precisa ter. Esse valor não precisa ser "cravado", pode ter uma margem.

 

Regra geral para quem esta começando, quanto mais volume tiver e maior for a prancha, mais ela irá boiar e te dar segurança e estabilidade na hora de ficar em pé.

 

Agora que você ja sabe qual prancha escolher clique aqui e compre uma especial para você.

Prancha de surf

Funboard

Longboard

Caso voce ainda tenha dúvida clique aqui e receba uma consultoria grátis via whatsapp