Como escolher quilha de longboard

Como escolher a quilha de longboard? Qual tipo de quilha é o ideal para mim?

Essa é uma dúvida que muitos longboarders tem quando adquirem um novo pranchão ou quando vão surfar em diferentes tipos e tamanhos de ondas ou até mesmo quando vão competir. 

O mercado oferece uma grande opção de marcas, modelos, acabamentos, materiais, qualidade e preços que nos deixam confusos na hora de escolher. Na verdade dá vontade de adquirir a maior quantidade possível, não é mesmo?

Outras duas perguntas são:
- Em que posição devo usar a quilha na caixa(gaveta ou box)?
- E o estabilizador(quilhas lateriais), uso ou não uso?

Na verdade, existem muitas situações que irão determinar o tipo de quilha ou sistema de quilhas a serem usados como:
- Qual sua linha preferida, progressiva, mista ou clássica?
- Qual o tamanho do seu longboard?
- Que tipo de onda costuma surfar, pequenas, médias ou grandes?
- Ondas longas com seções buracos e cheias?
- Ondas curtas com pouca área cheias ou buraco?
- Qual seu peso?


Ao longo dos anos muitos me perguntam sobre isso e muitas vezes também questionei alguns amigos com mais experiência sobre este assunto onde cheguei a uma conclusão que para mim funciona e quem sabe, poderão ajudá-los.

Tamanho de quilhas:

- Linha progressiva/vertical(alta performance) e sem abordagem do clássico: Geralmente thrusters(tri fins) ou quads de tamanhos médios ou grandes dependendo do peso do surfista. Indicadas neste caso para longboards 9’0, 9’1 e 9’2.

- Linha mista(progressivo e clássico): Geralmente estabilizadores(quilhas laterais) e quilhas centrais com 6,5 polegadas e 7,5 polegadas. Indicadas para longboards que vão de 9’0 a 9’4.

- Linha clássica/horizontal: Aqui as mais indicadas são as single fins(monoquilhas) à partir de 9 polegadas. Os tamanhos dos pranchões vão de 9’3 para cima e são muito usadas em pranchas 9’6 e 9’8.

Na pranchinha(shortboard), quando o mar aumenta, as pranchas aumentam e suas quilhas também e quando diminui, as quilhas e pranchas diminuem.

No pranchão é o contrário, ou seja, quando o mar aumenta, diminuímos as quilhas e os longboards e quando mar fica pequeno, o longboard aumenta e o quilhão também.

Ondas longas e com bastante área exigem quilhas com uma base mais larga e também um pouco maiores.

Para ondas curtas, com pouca área ou buraco, é interessante que sua quilha central tenha uma base mais estreita e ponta fina para uma boa troca de borda, um arco mais fechado e resposta mais rápida.

Um surfista grande e mais pesado requer uma quilha maior.

Posicionamento das quilhas:

Na caixa, box ou gaveta, temos 3 posições básicas:
- Quando mais para baixo: Prancha mais segura = arco mais aberto;
- Centro: Posição coringa, meio termo;
- Quanto mais para cima: Prancha mais solta = arco mais fechado.

Se optar por uma linha mais horizontal, a single fin(monoquilha) é o melhor sistema. As quilhas aqui tem de ser generosas, com base e pontas largas para maior sustentação nas manobras de nose e quando mais próximas da rabeta, melhor. 
Numa abordagem clássica com eventuais trocas de bordas, single fin(monoquilha) de 9 polegadas para cima e com a ponta mais fina são mais indicadas para poder “quebrar” um pouco mais a linha e lhe dar sustentação no bico.

Materiais das quilhas:

- Composite/Nylon/Polipropileno: Baixo custo, grande flexibilidade, pouca projeção e vida curta.
- Manta: Custo médio, média flexibilidade e projeção. Mais durabilidade.
- Tecido: Custo alto, muito rígida com muita projeção e grande durabilidade e muito difícil de se quebrar.
- Carbono: Custo alto, muito rígida e com bastante projeção. Quilhas leves e não tem a mesma durabilidade de uma quilha de tecido.

Independente da sua linha/abordagem no surf com o longboard, o interessante é testar o máximo de modelos possíveis com vários tipos de pranchas, de ondas e de tamanhos de ondas até que encontre a sua quilha ou seu sistema de quilhas que “encaixe” no seu surf.

Por Marco Kamers / Clube do Pranchão 

CONHEÇA ALGUNS MODELOS DE

Quilhas Central e Lateral




Último do blog

Rack de parede para pranchas de Surf totalmente feito em Bambu.

2016-09-29 21:36:55

No site Prancharia agora voce encontra mais uma novidade que sao os racks de parede para pranchas de surf totalmente feitos em bambu. 

[ Leia mais ]
Treinamento Funcional Para Surf

2016-08-23 14:35:00

Quando o assunto é Surf, não existe opção melhorar para treinar fora do mar do que o treinamento funcional.

Além de trazer inúmeros benefícios ao corpo de qualquer pessoa, os benefícios ao Surfista vão além disso, influenciando diretamento no desempenho deles no esporte.

Um bom treino funcional pode trazer resultados que já são percebidos com apenas algumas sessões. No caso do Surf, os benefícios vão ser mais evidentes na parte do equilíbrio do atleta e propriocepção em cima da prancha, algo que é de vital importância para o esporte.

Quer saber mais sobre treinamento funcional?

Clique em "Leia Mais" para entender mais sobre treinamento funcional!

[ Leia mais ]