As quilhas são acessórios essenciais para a prática do Surf, pois sem as quilhas, o esporte se torna impraticável.

As qulhas vão logo abaixo da prancha, em sua maioria próximas a rabeta, presas em encaixes chamados "copinhos". Os "copinhos" podem ter vários encaixes, porém, os mais comuns são: Padrão FCS, padrão FCSII e padrão future.

O objetivo de se usar um tipo de quilha vai depender de fatores como, área, sweep, foil, flexibilidade, entre outros mais específicos.

As quilhas devem ser escolhidas levando em consideração 3 fatores:

1 - O tipo da Prancha

2 - O nível do Surfista

3 - O tipo de onda que será surfada

A forma como você vai distribuir as quilhas na sua prancha também é de vital importância. A maioria das pranchas de Surf possuem até 5 copinhos, sendo 4 laterais e 1 central, geralmente em formato de "V" na rabeta da prancha. Essa formação possibilita muitas combinações de quilhas, dentre elas as mais comuns são: mono-quilha (somente a quilha central), bi-quilha (duas quilhas laterais), tri-quilha (duas quilhas laterais e uma quilha central), quadri-quilha (quatro quilhas laterais).

No caso dos Longboard, a forma de utilizar das quilhas é um pouco diferente. Os Longboard possuem uma caixa de quilha, que possuem vários níveis, podendo pocisionar a quilha central mais para frente, ou mais para trás, mudando completamente a forma de se surfar. A quilha colocada mais perto da rabeta é um dos principais integrantes do famoso Surf clássico, muito práticado pelos amantes do Longboard.

O Surfistas Gabriel Medina costuma usar Tri-quilhas na maioria das vezes, já Kelly Slater costuma usar quadri-quilhas.

Posted in Curiosidades Por

Gustavo Provenzano